quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ALGUNS DESTAQUES CEARENSES NO MUNDO

ARTES PLÁSTICAS

CLAÚDIA SAMPAIO

Há cinco anos, a artista visual Cláudia Sampaio leva um pouco do número 158 da Rua Oliveira Viana, no Papicu, para mais perto dos apreciadores da arte. Depois de ser apresentada em alguns espaços culturais da cidade e de chegar a Nuremberg, na Alemanha,com a exposição “+ Um Dia...”


O público e o privado compartilham de um cenário íntimo, descrevendo, às vezes literalmente, um pouco do cotidiano caseiro de Claudia. Segundo a curadora Adriana Botelho, ela promove “uma autobiografia expressa no diálogo de formas plásticas no espaço de sua casa. Apropria-se de paredes e pisos. As paredes estão preenchidas de suas marcas, fissuradas, grafitadas, arrancadas... Deixando visível o reboco estrutural, partes delas remendadas com band-aid, casa-corpo”.

A própria artista nos orienta melhor. “A casa sofre um processo de intervenção nas paredes, usadas como suporte, uma criação que vejo como uma forma de dialogar no espaço que habito”. Em madeira, imitando a alvenaria da casa, entre objetos de suas memórias, plotagens, letras de música. “A casa é um site, local onde desenvolvo meu trabalho e que vou tentando elaborar em outros locais”, complementa.

Claudia assume influências, referências, sempre reelaboradas conforme sua própria subjetividade: Kurt Schwitters (casa Merz), Joseph Beauys, Leonilson e Farnese de Andrade. “Impossível não existir influências. Em arte, tudo são ressignificações, releituras, feitas por cada um”. Pós graduada em Arte e Multimídia, pela Universidade Federal do Amazonas, com uma trajetória iniciada em 1990, a artista ressalta: “Não sei até quando vou mantê-la, ela vai reverberando para cada espaço, dialogando cada local com o outro”. Afinal, o tempo é um aspecto agregador à obra. “Tudo contém a passagem do tempo, na ferrugem dos metais, no esmaecimento das cores, no pó das paredes, no mofo do ar”, lembra a curador

http://claudiasampaiobrazil.multiply.com/

DESIGN DE INTERIORES

ANA MELO

A designer cearense Ana Melo, proprietária da Interior Design, uma das mais requisitadas do Estado e com valor reconhecido nacionalmente, através de vários trabalhos realizados e prêmios recebidos nos diversos estados do país.


ARQUITETURA

No dia 21 de agosto a IAB-CE divulgou os melhores aqrquitetos cearenses de 2009:
Na categoria Edificação pública/institucional, o projeto vencedor foi o Paço Municipal: restauro, ampliação e requalificação, de autoria dos arquitetos e urbanistas Luciano Guimarães, Domingos Linheiro e Romeu Duarte Jr. A Comissão Julgadora selecionou o projeto por sua sobriedade formal e por trabalhar com a requalificação de área de interesse histórico do município de Fortaleza.

Na categoria intervenção urbana/paisagismo, o agraciado foi o Natal de Luz 2007 - Árvore de Rede, elaborado pelos arquitetos Denise Olinda e Pablyto Leivio. O projeto consiste em uma intervenção urbanística caracterizada pela simplicidade e harmonia, além da valorização de um elemento representativo da cultura nordestina, a rede.

O tereceiro premiado da noite foi o projeto do arquiteto e urbanista Ricardo Henrique Muratori de Meneses, na categoria edificação com fins comercial/industrial/serviços. Trata-se do edifício empresa Nextel, um projeto minimalista, cujo espaço em paralelepipédico é o traço mais significativo do prédio. O uso da cor vermelha dá o destaque necessário às superfícies planas, enquanto a varanda sacada, dentro de uma proposta de cheio e vazio, confere um destaque na volumetria da edificação.

Na categoria residência unifamiliar, o projeto agraciado foi o do escritório Fernandes Atem Arquitetos. O projeto residência Quintas do Lago, localizado no municíoio de Eusébio, foi premiado por apresentar um diálogo com entre a linguagem arquitetônica e os elementos da região. Ele atende, com grande riqueza plástica, aos hábitos de moradia do Ceará sem recorrer à tipologia e materiais tradicionais.

Na categoria edificação residencial multifamiliar, o prêmio ficou para o Condomínio Carmel Atlântico, de autoria do arquiteto e urbanista Mário Wilson Costa Filho. A proposta do projeto é de uma pluralidade de residências unifamiliares que garantem a sua unicidade dentro de um conjunto harmônico. Como destaque, a riqueza volumétrica conseguida a partir de cheios e vazios definidos em uma edificação paralelepipédica.

A arquitetura de interiores teve como representante na premiação o projeto Casa das Dunas, do arquiteto Marcos Vinicius Rocha Novais. O projeto revela o correto arranjo espacial do mobiliário associado à sobriedade de sua concepção. A volumetria dos espaços interiores é valorizada através da decomposição gestáltica de formas tridimensionais.

Na categoria Projeto final de graduação, a agraciada com o prêmio de arquitetura do IAB-CE foi a arquiteta e urbanista Beatriz Magalhães Carneiro, que se graduou pela Universidade de Fortaleza e que teve como professor orientador o arquiteto e urbanista Napoleão Ferreira da Silva Neto. A proposta da recem-graduada prima pela qualidade plástica da volumetria. A adequação da escala ao simbolismo inerente à proposta e a riqueza dos espaços são atributos que conferiram destaque à proposta vencedora.


http://iabce.blogspot.com/2009/08/os-melhores-da-arquitetura-cearense.html