segunda-feira, 21 de setembro de 2009

HISTÓRA DA ARQUITETURA CEARENSE

Como todos sabem este blog é fruto da imaginação da nossa querida profa Maria Sanches, ao aceitar o desafio sabia que não ia ser tão difícil assim, afinal, é só uma pesquisa... O que eu poderia inventar? A história da arte e do design cearense está toda escrita! Mas algo na minha pesquisa me indiguinou!! Não achei nada que falasse da nossa linda arquitetura! Isso mesmo, nem o Santo Google dos trabalhos de última hora me ajudou pra fazer a postagem de hoje.

Então, agora sim este blog tornou-se um desafio pra mim. Vou descrever a arquitetura cearense não por fazer um mero trabalho, mas pra ajudar futuramente quem precisar desta pesquisa e principalmente para as pessoas conhecerem um pouco da história das nossas belissimas praças, monumentos e casas que enfeitam nossa Fortaleza bela.

Os arquitetos José Liberal de Castro e Neudson Braga foram fundadores do Curso de Arquitetura da UFC.O Prof. Neudson é responsável pela atual configuração arquitetônica da Reitoria, além dos projetos dos campi de Sobral,Cariri e edificações dos campi da UFC na Capital. O Prof. Liberal de Castro elaborou estudos sobre arquitetura popular cearense e fez levantamentos de arquitetura antigano Ceará e Maranhão, entre outras valiosas contribuições.

Para iniciar as postagens sobre Arquitetura cearense vou apresenta-los a Arte Déco que eu tenho um belo exemplo: a minha humilde casinha foi feita com este estilo.

ARTE DÉCO

Art Déco foi um movimento popular internacional de design de 1925 até 1939, que afetou as artes decorativas, a arquitetura, design de interiores e desenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e cinema. Este movimento foi, de certa forma, uma mistura de vários estilos e movimentos do início do século XX, incluindo Construtivismo, Cubismo, Modernismo, Bauhaus, Art Nouveau e Futurismo. A sua popularidade na Europa foi durante os picos dos loucos anos 20 e continuou fortemente nos Estados Unidos através da década de 30. Embora muitos movimentos de design tivessem raízes em intenções filosóficas ou políticas, a Art Déco foi meramente decorativa. Na altura, este foi visto como estilo elegante, funcional e ultra moderno. Representa a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo. Edifícios, esculturas, jóias, luminárias e móveis são geometrizados. Sem abrir mão do requinte, os objectos têm decoração moderna, mesmo quando feitos com bases simples, como concreto (betão) armado e compensado de madeira, ganham ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais nobres. Diferentemente da Art Nouveau, mais rebuscada, a Arte Déco tem mais simplicidade de estilo

EXEMPLOS EM FORTALEZA

A arquiteta e urbanista Marília Borges, formada pela Universidade Federal do Ceará e mestra em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo fez um percurso por Fortaleza no programa PerCursos Urbanos do BNB no dia 19 de abril deste ano , confira as fotos no link:
http://percursosurbanosblog.blogspot.com/2008/08/percurso-o-art-dco-na-fortaleza-dos.html


SEDE DOS CORREIOS NO CENTRO