quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ARQUITETURA BARROCA EM FORTALEZA

Dando continuidade aos estilos arquitetonicos de Fortaleza, hoje vamos falar sobre o estilo barroco. A arte barroca é caracterizada pela libertação espacial, e libertação mental das regras dos tratadistas, das convenções, da geometria elementar. É libertação da simetria e da antítese entre espaço interior e exterior. Por essa ser a vontade, de libertação, o barroco assume um significado do estado psicológico de liberdade e de uma atitude criativa liberta de preconceitos intelectuais e formais. É a separação da realidade artística do maneirismo. A arquitetura barroca ocorreu em vários países cristãos da Europa como Itália, Áustria, Espanha e Portugal. Países protestantes como a Inglaterra não apresentam a arquitetura barroca.

O barroco e a forma

Em termos artísticos, o barroco vai utilizar a escala como valor plástico de primeira grandeza. Os efeitos volumétricos são também elementos essenciais na arquitetura barroca.A arquitetura barroca combinou de forma nova elementos clássicos e renascentistas, tais como colunas, arcos e capitéis. Elementos curvos, impetuosos, tomavam o lugar de elementos retangulares e harmônicos. A escultura e a pintura passaram a desempenhar um papel mais importante nos projetos das construções, contribuindo para criar ilusão de amplidão e espaço. O interesse pela harmonia entre prédios e ambiente conduziu a uma ênfase maior com relação ao planejamento da cidade e ao traçado das paisagens em grandes jardins.

ARQUITETURA BARROCA EM FORTALEZA



Museu de Fortaleza - está localizado no Farol velho de Fortaleza foi construído em estilo Barroco, entre os anos de 1840 a 1846, pelos escravos.Foi durante muito tempo referência para embarcações que aqui aportavam, porém, o velho olho do mar, como era conhecido, foi desativado em 1957. No período de 1981 a 1982, recebeu sua mais significativa reforma a fim de abrigar o Museu do Jangadeiro, atual Museu do Farol, cujo acervo faz referência a Fortaleza Colônia, e o Ceará provincia do Brasil Império. Tombado pelo SPHAN, o farol hoje faz parte do Patrimônio Histórico, sendo um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Fortaleza. Fica localizado Av.Vicente de Castro,S/N - Servi Luz, Fortaleza, Ceará, Brasil.