terça-feira, 22 de setembro de 2009

EXPOSIÇÕES QUE ESTÃO ACONTECENDO EM FORTALEZA

SALÃO DE ABRIL 2009

O Salão Histórico é um recorte dos primeiros 30 anos da mostra mais tradicional de artes visuais de Fortaleza
A evolução da arte no tempo do Salão de Abril, um dos mais antigos da América Latina e o segundo do Brasil, estará em exposição na mostra Salão Histórico, que será inaugurada no próximo dia 22, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (CCBNB). Realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, o Salão Histórico traz um recorte especial na história do Salão de Abril, apresentando parte das obras selecionadas nos 30 primeiros anos da mostra.

Com o tema “Qual o lugar da Arte?”, o Salão de Abril chega em 2009 à sua 60ª edição, instigando a reflexão do público e dos artistas sobre o papel que a arte exerce na sociedade. Por esses motivos, a coordenação do Salão pensou em uma exposição à parte e de caráter documental e, assim, surgiu o Salão Histórico. Com curadoria de Kadma Marques, o evento é aberto ao público e ficará em cartaz até 15 de outubro deste ano.
De caráter retrospectivo, a exposição compreenderá as 30 primeiras edições do Salão, enfatizando sua gênese, as transformações pelas quais passou ao longo do tempo e como estas se articulam com a história da cidade. A mostra obedecerá dois momentos: dos antecedentes da primeira edição do Salão de Abril, realizada em 1943 pela União Estadual dos Estudantes (UEE), passando por aquelas organizadas pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), de 1946 a 1958, indo até às edições que, ficando sob os cuidados da Prefeitura Municipal de Fortaleza, assinalam a influência da chamada Geração Casa de Cultura Raimundo Cela; e um segundo momento, que compreenderá dos anos 1990 às últimas edições.
Para a professora e curadora Kadma Marques, a mostra histórica vai contar uma história das artes que tem por base sua história social. “Tal exposição assume o papel fundamental de fomentar a memória das artes plásticas no Ceará, bem como socializar, junto ao público em geral, uma visão acerca da trajetória percorrida por este Salão”.
Segundo a coordenadora geral do Salão de Abril, Maíra Ortins, o Salão Histórico é um momento de reflexão, de avaliação da trajetória do Salão e da evolução da arte ao longo do tempo. De acordo com ela, o Salão Histórico é resultado de uma pesquisa em torno do Salão de Abril, convertida em uma exposição documental à parte. “É o Salão falando do Salão, uma oportunidade de pensar sobre esse evento que já se tornou histórico e levarmos essa reflexão para a população”, explica.
Nesse sentido, não faltou a essa mostra o reconhecimento ao artista Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas, homenageado da 60ª edição. Estrigas marcou presença em quase todas as edições do Salão de Abril, seja como artista selecionado ou como crítico. A primeira edição da mostra da qual participou foi a de 1954, quando foi premiado com uma medalha de prata. O caráter provocativo e catalisador da arte do Salão fez Estrigas se dedicar ao evento em diversas ocasiões, até a década de 1990.
Como disse o próprio Estrigas em entrevista concedida durante a abertura do 59º Salão de Abril, “sou irmão do Salão de Abril. Já participei de várias formas, desde aluno até curador”. Assim é Estrigas que, ao completar 90 anos, converte-se em anfitrião desta festa que nos possibilita um passeio pelo percurso feito pelo Salão de Abril. Foi essa vivência que lhe deu condições de escrever o livro “O Salão de Abril”, editado em 1994 pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet).

Serviço - Salão Histórico

- Abertura: dia 22 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro).
- Exposição: de 22 de setembro a 15 de outubro, no CCBNB. Horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; aos domingos, de 10h às 18h. Mais informações: (85) 3464.3108

LINK: http://www.salaodeabril.ce.gov.br/

15° UNIFOR PLÁSTICA (2009)

Em sua 15ª edição, o Unifor Plástica se estabiliza como um dos principais veículos de incentivo e fomentação para as artes visuais no Brasil. Ao longo de sua rica trajetória, muitos foram os projetos e artistas contemplados em todo o cenário nacional. Na edição anterior, a mostra reuniu cerca de 184 obras de 112 artistas, de estados como Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
O projeto, que será realizado no período de 15 de setembro a 13 de dezembro, no Espaço Cultural Unifor, tem como uma de suas metas acolher trabalhos representativos das artes plásticas e visuais, com temáticas livres, nas categorias de pintura, desenho, escultura, gravura e fotografia.
Segundo Max Perlingeiro, responsável pelo planejamento e a organização da Unifor Plástica, a comissão julgadora selecionará este ano 140 obras, distribuídas entre 60 pinturas, 15 desenhos, 20 gravuras, 20 esculturas e 25 fotografias.
Os artistas, que poderão participar com até dois trabalhos inéditos, assinados, produzidos a partir de 2007, devem se inscrever em apenas uma das categorias da mostra. Dentre as obras contempladas será escolhido um participante de cada categoria pela comissão de premiação, que ganhará uma passagem aérea para a Bienal de Veneza, uma das mais importantes da área; e uma ajuda de custo, no valor de R$ 3 mil reais.
Conforme Perlingeiro, pelo ponto de vista da História da Arte, até o século XIX, o que impulsionava a produção artística era a participação das obras nos chamados salões das artes. Com o tempo, na ausência desses eventos oficiais, as inúmeras instituições desenvolveram várias iniciativas para fomentar as artes.
“A Unifor Plástica, da Fundação Edson Queiroz, é um exemplo disso. Hoje, ela é tida como uma das atividades de estímulo às artes mais importantes do País, responsável, inclusive, pelo reconhecimento e a introdução de diversos artistas brasileiros, principalmente do Ceará, no mercado nacional das artes”, ressalta.

CASA COR 2009

Sustentabilidade, 61 ambientes e terreno com 10 mil m² de área marcam a edição 2009 da Casa Cor Ceará,a Casa Cor Ceará chega à sua 11ª edição trazendo grandes novidades. Este ano, a versão local da mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina acontece numa área privilegiada de Fortaleza, a Aldeota, com mais facilidade de acesso e estacionamento, proporcionando mais comodidade aos visitantes.

A mostra acontece entre os dias 30 de setembro e 10 de novembro e está sediada em imóvel que pertencente ao Grupo J.Macêdo. A sede deste ano é a maior a receber o evento desde 1999, com 10 mil m² de área, que incluem residência e um prédio comercial projetados pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi. Um dos destaques fica por conta do jardim, revitalizado com base no projeto original do consagrado paisagista Roberto Burle Marx, que recebe homenagem da Casa Cor em comemoração aos 100 anos de seu nascimento.
“Sustentabilidade” é o foco dos 61 ambientes que irão compor a Casa Cor Ceará, apresentando as principais tendências do segmento tendo como preocupação a preservação ambiental. Além de usar todo o terreno do imóvel, o evento conta com área construída de 4.200 m², com espaços divididos em Residencial, ocupando os cômodos da mansão; Entretenimento; e Hotel, uma das grandes novidades desta edição.

Período
30 de setembro a 10 de novembro de 2009
SPECIAL SALE 09 e 10 novembro

Local
Rua Visconde de Mauá, 1000
(entre Maria Tomásia e Marcos Macêdo)

Horário
Terça a Domingo e nos Feriados de 12 de outubro (segunda-feira) e 02 de novembro (segunda-feira), das 16:00hs às 22:00hs

LINK: http://www.casacor.com.br/ceara/